Deus ordenou a construção do Santuário no deserto para que os crentes do Antigo Testamento tivessem uma lição objetiva das verdades espirituais e eternas. Os sacrifícios feitos e presenciados pelo povo eram dramáticos audiovisuais destinados a mostrar pateticamente a gravidade do pecado, assim como o preço do resgate que seria pago por nosso Senhor, a imensidade de Sua graça e os diversos aspectos do juízo divino e a erradicação final do pecado deste mundo.
O tabernáculo do deserto foi substituído pelo templo de Salomão e este pelo de Zorobabel, que por sua vez foi substituído pelo de Herodes. No ano 70 d.C. se cumpriu a profecia de Jesus de que não ficaria pedra sobre pedra desse templo (Mat. 24:1e2). Embora a Santa Bíblia diga que Deus deseja morar em nós, templos vivos (I Cor. 3:16e17), o Apocalipse fala do templo real, do qual o terreal é só figura ou ilustração. O estudo do significado das diversas cerimônias do santuário terreal e da obra de Cristo no santuário real nos dará uma compreensão mais profunda do plano da salvação e da erradicação completa do mal.
1 – De acordo com Apocalipse, o que João viu no Céu? Abriu-se, então, o ______________ de _________ , que se acha ________________ ... (Apocalipse 11:19 RA).
Existem outras referencias no Apocalipse ao Santuário de Deus que está no Céu. Por ex: Apoc 7:15; 14:15,17; João descreve alguns móveis que viu nele, tais como o altar, a arca da aliança e o incensário – Apoc 8:3; 11:19.
2 – Quem é Sumo Sacerdote e ministro deste verdadeiro tabernáculo? ...que se assentou à _________ do trono da _____________ nos céus, como ministro do _______________ e do verdadeiro _______________ que o Senhor erigiu, não o homem. (Hebreus 8:1-2 RA).
Os sacerdotes do Antigo Testamento eram sombra ou ilustração – figura – do sacerdócio que cumpriria o nosso Senhor Jesus Cristo no santuário celestial. Ora, aqueles são feitos sacerdotes em maior número, porque são impedidos pela morte de continuar; este, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável. (Heb. 7:23-24). No Novo Testamento cada crente, como integrante do corpo de Cristo (I Cor. 12:27; Col. 1:18), é constituído sacerdote pelo Senhor (Apoc 1:6; I Pedro 2:9,10) com acesso direto a Deus por meio de Jesus Cristo (Heb. 4:14-16). O único Sumo Sacerdote que temos no Novo Testamento é Jesus Cristo (Heb. 3:1; 7:24-27).
3 – Havia alguma relação do santuário da Terra, do Antigo Testamento, com seus serviços e o do Céu? Êxo. 25:8, 9, 40. ...os quais ministram em ____________ e ____________das coisas ______________ , assim como foi Moisés divinamente instruído, quando estava para construir o tabernáculo; pois diz ele: Vê que faças todas as coisas de acordo com o modelo que te foi mostrado no monte. (Heb. 8:5).
4 – Além do átrio, quantos compartimentos tinha o santuário? ...se chama o __________ Lugar; por trás do segundo véu, se encontrava o tabernáculo que se chama o ________________ , (Heb. 9:2-3).
No átrio ou pátio estava o altar dos sacrifícios onde os holocaustos ascendiam como cheiro suave ao Senhor (Lev. 1:9), símbolo de Cristo que “...e Se entregou a Si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. (Efe. 5:2). Também havia uma bacia para lavar (Êxo. 30:18). A água também representa Jesus, em espírito glorificado (João 7:37-39), a Palavra (João 13:10; 15:3; Efe. 5:26) e o batismo (João 3:5; Rom. 6:3-6; I João 5:8). Entretanto no Lugar Santo, à direita se encontrava a mesa dos pães (Êxo. 25:30) com 12 pães feitos de flor de farinha (Lev. 24:5), representando a Jesus, o Pão da Vida (João 6:48) e ao corpo espiritual de Cristo, Sua igreja (I Cor. 10:17). No lado esquerdo estava o candelabro de ouro (Êxo. 40:24) que tinha sete lâmpadas (Êxo. 25:37) que ardia continuamente (Lev. 24:2). João viu o candelabro no Céu (Apoc 1:12) e as sete lâmpadas ardendo diante do trono de Deus (Apoc 4:2,5) e a Jesus no meio dos candelabros (Apoc 1:12-18). Jesus mesmo disse que Ele á a Luz do Mundo (João 8:12).
Diante do véu do altar de incenso (Êxo. 30:1-3; 40:26). Ali o sacerdote queimava incenso de manhã e de tarde (Êxo. 30:7, 8). No Apocalipse João viu um altar de ouro diante do trono de Deus no Céu (Apoc 8:3) e diz que muito incenso subia com as orações dos santos (Apoc 8:3, 4). Também é dito que os incensos são as orações dos santos (Apoc 5:3).
O Santo dos Santos – Lugar Santíssimo – era o mais sagrado. Ali se encontrava a arca (Êxo. 26:33). Apocalipse diz que João viu a arca de Deus em Seu santuário (Apoc 11:19). Sobre o propiciatório (trono de DEUS) era visível a presença – Glória – de Deus (Êxo. 25:21, 22) o qual falava pessoalmente com Moisés (Num. 7:89). João viu o Senhor sentado sobre um trono excelso (Apoc 4:2).
5 – Quem entrava nesses compartimentos?
a. No Lugar Santo: _____________
b. No Lugar Santíssimo: ___________________
c. No átrio: Os pecadores arrependidos... Heb. 9:6e7.
6 – Que serviços eram realizados no santuário? Em _________________ holocausto um _________________ oferecerás pela manhã e o outro ao crepúsculo da __________________. Num. 28:3, 4. Se qualquer pessoa do povo _______________ por ignorância... trará por sus oferta uma __________________ sem defeito, pelo pecado que cometeu... Lev. 4:2, 27-30 ...naquele dia se fará ___________________________ por vós, para purificar-vos: e sereis purificados de todos os vossos ____________________ perante o Senhor... para fazer __________________ de uma vez por ________________ pelos filhos de Israel por causa dos seus pecados... Lev. 16:29, 30, 34.
Em seu livro “Cristo no Santuário”, o Dr. Salim Japas mostra seis passos fundamentais da Salvação que aparecem nítidos na simbologia do santuário: 1 – Na porta do átrio é reconhecida a necessidade de salvação (Isa. 64.6). 2 – No altar dos holocaustos é imputada a justiça de Cristo, “o Cordeiro de Deus” (João 1:29) imolado por nós. 3 – No lavatório, a pureza da justiça de Cristo é cumprida no processo de santificação (Heb. 12:6-11). 4 – No altar do incenso, Jesus vive sempre para interceder por nós (Heb. 7:24, 25). 5 – No candelabro de ouro, Jesus em espírito, testifica em favor da Igreja (Mat. 5:14-16). 6 – Na arca do concerto estão a Justiça e a misericórdia de Cristo (Apoc 22:3, 4)”.
7 – A quem representavam todos os sacrifícios do Antigo Testamento? É isto uma ________________ para a época _______________.Heb. 9:9, 13, 14. No dia seguinte, viu João a ________________ que vinha para ele e disse: Eis o ______________ de ________ que tira o ___________________ do mundo. João 1:29. ...Aquele que nos ______________ e pelo Seu _____________ nos libertou dos nossos _____________________. Apoc 1:5.
Os sacrifícios do Antigo Testamento ensinavam ao povo o caráter terrível do pecado e mostrava Jesus Cristo como o único que pode tirar a culpa. Os sacrifícios múltiplos não eram eficazes por si mesmos (Heb. 10:4), pois o pecado é uma ofensa moral. Só o sangue de Cristo, ilustrado por aqueles sacrifícios, pode expiar os pecados da humanidade. (Rom. 3:21-25; I João 1:7).
O SANTUÁRIO ILUSTRA A OBRA MEDIADORA DE CRISTO
8 – Como foi ilustrada no Antigo Testamento a obra mediadora de Cristo? ...os quais ministravam em figura e sombra das coisas ____________ ... é ele também _____________ de superior aliança. Heb. 8:1-6.
Jesus Cristo é o único e suficiente mediador entre Deus e os homens (I Tim. 2:5; João 14:6; Atos 4:11, 12). Um mediador intercede entre ambas as partes. Intercede por nós diante de Deus, oferecendo os méritos de Seu sangue e implorando perdão de nossos pecados dos quais nos arrependemos, aceitando a Jesus (Rom. 3:24-26; I João 2:1, 2; 1:7,9.). Também intercede da parte de Deus em nossa consciência (João 15:26; 16:8), a fim de que sejamos convertidos e que vivamos dentro da ética cristã, guardando os Seus mandamentos (Heb. 8:10).
9 – Após dar-Se a Si mesmo pelo pecado, onde prossegue agora Cristo Sua mediação contínua por nós? ...para comparecer, agora por ____ , diante de _____.Heb. 9:23,24; 7:25.
10 – Que mensagem anunciará a conclusão da obra mediadora de Cristo? ... Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a ___________ do Seu ___________ ...Outro anjo saiu do ____________ gritando em grande voz para Aquele que Se achava sentado sobre a nuvem: Toma a Tua foice e ceifa, pois chegou a _________ de ______________.Apoc 14:6, 15-20.
Três instâncias de juízo aparecem aqui: Uma durante a mediação de Jesus, nosso advogado (I João 2:1), quando Ele intercede enquanto é investigada a conduta dos crentes; outra instância é quando se fecha a porta da graça e o Senhor vem para ceifar a messe da Terra. Seu povo redimido (Apoc 14:15, 16), o que ocorrerá com a destruição dos ímpios. Quando chegaria a hora do juízo? Isto será estudado nas análises da Purificação do Santuário em estudos posteriores...
Minha Decisão: Senhor Jesus, eu Te aceito como o meu único mediador. Rogo-Te que interceda por mim diante o Pai e que o Teu Espírito não Se canse de falar ao meu coração para inculcar-me o amor por Tua Santa Lei.