BIBLIA
...e conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará.
João 8:32
No Éden, o ETERNO falava diretamente com o ser recém criado. Porém o homem se afastou do ETERNO e Ele em Sua benevolência passou a comunicar-se conosco através dos profetas... E ao longo de 2.500 anos estas informações eram passadas de geração em geração. Mas por um período de 1.600 anos – desde Moisés até João – Ele, o Pai em espírito, preparou-nos a Sua Palavra escrita, pela qual podemos conhecer a Sua vontade e o Seu plano para reconquistar a raça decaída...
Portanto, durante 1500 anos aproximadamente, o ETERNO revelou Sua mensagem a 40 pessoas diferentes, que escreveram os 66 livros das Escrituras. Muitos deles não viveram na mesma época, mas seus escritos formam um todo perfeito porque foi o ETERNO quem deu a mensagem a eles.
Para facilitar nosso estudo e encontrarmos a mensagem do ETERNO de uma forma rápida, as Escrituras Sagradas foi dividida em capítulos (séc XII) e versículos ou versos (séc XVI); mas cuidado; os títulos sobre os capítulos revelam a doutrina dos homens que os traduziram para a nossa língua!
RESPONDA:
1 – Mas, como saber quem Inspirou as Escrituras? II Tim. 3:16 - Porque toda a Tanakh é inspirada pelo ALTÍSSIMO e é útil para nos ensinar, para nos repreender, para nos corrigir, para nos instruir no Caminho da justiça; (João 17:17).
2 - E a quem foi dada a Palavra a ser ali depositada? Heb. 1:1-2 - Anteriormente O ALTÍSSIMO falou aos nossos antepassados muitas vezes e de muitas maneiras por intermédio dos profetas. Agora, nos tempos em que vivemos, falou-nos através do seu PAI, a quem deu todas as coisas e por meio de quem criou tudo o que existe;
NOTA: Veja o que o Rei Davi escreveu sobre a Palavra Divina: A tua palavra é como uma lâmpada que me ilumina, de noite, o Caminho. (Sl. 119:105). E conforme as palavras de Shaúl a seu amigo Timóteo (II Tim. 3:15e16) ele claramente reconhece os benefícios que traz à vida a sua leitura e estudos...
Lemos Romanos 15:4 - Porque tudo o que anteriormente foi escrito, é para nos ensinar, para que pela paciência e pelo encorajamento das escrituras, aguardemos esperançadamente as promessas dO ALTISSIMO. E, como o Criador é Eterno, veja o que o profeta Isaias falou-nos sobre a eternidade das Escrituras Sagradas: A erva seca, as flores murcham, contudo, a palavra dO ALTISSIMO permanece para sempre. (Isa. 40:8 RA).
Por isso, o Messias, em Seu ministério terrestre usava as Sagradas Letras para provar as Suas verdades: Luc. 24:44, pois Elas dão o verdadeiro testemunho de Seu Pai:
COMPROVE: João 5:39 – Examinem as Escrituras, porque vocês crêem que elas vos trarão a vida eterna, e são elas que apontam para mim. (II Tim. 3:17; Heb. 4:12).
Caros irmãos fiquem sabendo que, nas Escrituras, os registros dos personagens tiveram o seu propósito maior: informar-nos - I Cor. 10:11. Mas, muitos nos dias de hoje não estudam as Escrituras, e o que é pior, não a lêem... Mas esta não é a instrução divina: Estes de Bereia tinha um espírito mais aberto do que o de Tessalônica, ouvindo de boa mente a mensagem e examinando dia após dia as Escrituras para ver se o que Paulo e Silas diziam era exato. Atos 17:11 (II Tim. 2:15). E, o profeta Isaias nos instruiu como devemos fazer este estudo: Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali. (Isaías 28:10). Portanto, para compreender qualquer assunto nas Escrituras, temos que considerar tudo que é ensinado nas diferentes partes das Escrituras. Estas passagens têm de ser reunidas, como se reúnem as peças quebradas de um fino e raro vaso... restaurando totalmente a sua beleza!
LEIA: II Ped. 1:20e21; Sl. 119:160; Sl. 12:6e7; Mat. 24:35; João 5:39; 7:17; Ap. 22:18-20.
QUE DEVO FAZER? 1 – Ter as Escrituras e lê-la todos os dias! Dt 17:19. 2 – Pesquisar suas verdades! João 5:39. 3 –Aceitar a Palavra do ETERNO com alegria! Jr 15:16. 4 – Praticar seus ensinos. Rm 10:17.
O MESSIAS TENTADO: Após 40 dias e noites, o Messias no deserto e em jejum, foi tentado pessoalmente por satanás... Primeiro, ele tentou-O na fome (transformar pedras em pão); depois, que Ele desistisse de Sua Lei, ou seja: morrer por nós... Bastava para tanto que Ele rendesse honras ao diabo. E Finalmente Otentou em Seu poder celestial (jogar-se de cima do templo), ao qual o Messias abrira mão, tornando-se plenamente homem! (Fil 2:6-8). E, em todas as tentações, o Messias vence-o apenas usando a Palavra, à qual satanás também bem conhece. (Luc. 4:13).
O Messias nos advertiu de que o diabo procuraria enganar até mesmo os eleitos (Mar. 13:22) e nos instruiu, através de Paulo que nos revestisse de “toda a armadura do ETERNO” (Efe. 6:11, 13). Por isso preparamos estas lições para que você, diariamente tenha prazer no estudo da Palavra do ETERNO e saiba o que Ele espera de você. Amém!
Minha Decisão: CREIO QUE A SANTA ESCRITURA É INSPIRADA PELO ETERNO. ACEITO-A COMO REGRA DE FÉ. PROMETO ESTUDÁ-LA DIARIAMENTE...
OBSERVAÇÕES:
- USE A SUA BÍBLIA!