"Do incremento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no Seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto. " (Isaías 9:7)
8 - Detalhes do Reino Milenar Messiânico
INTRODUÇÃO DA LIÇÃO
Finalmente chegou a tão almejada paz. Jerusalém goza de segurança e de lá o Senhor ordena a bênção (Sl 133:3).
Conforme predito, a Casa de Jacó tem seu Rei, o trono de Davi ocupado e o Reino não tem mais fim. A mensagem do anjo a Maria encontrou seu pleno cumprimento:
"E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de o Messias. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor o ETERNO lhe dará o trono de Davi, seu pai. E reinará eternamente na casa de Jacó, e o Seu reino não terá fim." (Lc 1:31-33).
RECAPITULAÇÃO
A "Morada nos Céus" não vem dos profetas nem dos apóstolos (João 13:36); o Messias vai assentar-se no trono de Davi, em Jerusalém (Mt 25:31; At 2:30);
Sob o governo de Cristo, os inimigos serão subjugados (I Co 15:24-28); e a Jerusalém terrena será a capital do Reino Milenar (Is 2:3; Mq 4:2).
QUESTIONÁRIO
1. O que sucederá a todas as nações que se levantarem contra Israel? Restarão sobreviventes da catástrofe final?
Serão destruídas! Todavia restarão sobreviventes, sobre os quais terá início o Milênio (Is 24:6; Ez 36:36). O restante das nações (que se posicionou contra Jerusalém) deixará de ser ímpio e servirá ao Senhor, cumprindo-se assim muitos Salmos que proclamam um tempo em que todos os povos hão de adorá-Lo. (Zc 14: 16).
OBS: O critério para que restem nações será o mesmo usado em Apocalipse 13; a grande maioria irão contra Israel conscientemente (marcados na testa/mente), porém, outros (poucos) vão contra a sua própria vontade e merecerão uma nova oportunidade; marcados na mão serão aqueles que dirão: Tanto faz... se é preciso exterminá-los, faremos isto! Para estes e os primeiros, não haverá misericórdia!
Será regido com vara de ferro pelo Senhor o Messias e seus santos, pois, uma vez aprisionado o príncipe das trevas e suas hastes, o pecado desaparecerá, dando lugar ao desenvolvimento de nações que sirvam ao Senhor.
2. Por que não haverá uma extinção total de homens e animais, no Armagedom?
o ETERNO não criou a Terra para que fosse vazia (Is 45: 18), nem para ser lugar de habitação dos ímpios (Mt 13:41; 15: 13).
Com o dilúvio e a grande arca de Noé, o ETERNO puniu seus habitantes, sem todavia extinguir a criação (II Pe 2:5).Fez uma promessa de não mais ferir todo o vivente (Gn 8:21). Se na vinda de o Messias tudo fosse destruído, então esta palavra não seria cumprida, nem tampouco, haveria homens e animais no Milênio (Is 11:6-9). o ETERNO preservará homens e animais (Sl. 36:6).
3. Como será a convivência entre os homens e os animais ferozes no Milênio?
Isaías fala-nos que homens e animais, no Reino Milenar Messiânico, habitarão em paz (Is 11 :6-9; 65:25).
No princípio, na ausência do pecado, também havia paz com os animais. Agora o profeta menciona uma criança de peito mexendo na toca da serpente e um menino guiando animais selvagens, mas afirma que nenhum mal ocorre no santo monte do Senhor.
4. Que papel exercerão as aves de rapina e os judeus, finda a grande batalha?
As aves de rapina e os judeus, cuidarão da limpeza da Terra, após a catástrofe que abaterá as nações (Ap 19:17,18; Ez 39:4,9-15).
5. Teríamos como saber algo a respeito do crescimento populacional e da longevidade do homem no Reino Milenar? Existirá a morte nesta era? Haverá evolução cultural nesta época?
Chegarão e anunciarão a sua justiça ao povo que nascer, porquanto ele o fez." (Sl 22:31) ...e todas as geraçõesdas nações adorarão perante a Tua face (Sl 22:27). o ETERNO permitiu que houvessem sobreviventes das nações para que estas crescessem e fossem preservadas para servi-Lo. o ETERNO quer a Terra com diferentes povos, pois dEle são as nações (Sl 82:8).
No Milênio existirão crianças e estas não morrerão de poucos dias; com cem anos o homem é jovem e, como no primeiro milênio, neste também poder-se-á viver mil anos (Is 11:6-8; 65:20; Gn 5:27). Se alguém, no entanto pecar, morrerá.
OBS: Usualmente tem-se dito que Isaías 65/66 refere-se à Nova Terra (após o milênio) porém note que Isaías fala de morte, pecado e de pessoas que ainda não O conhecem... Leia com atenção estes dois capítulos e note que se encaixam perfeitamente durante o Reino Milenar, terreal, do Messias...
O reino será próspero, pois a Terra se encherá do conhecimento do Senhor (Is 11:9; 2:4; Hc 2:13,14).
6. Quem são os participantes das nações que irão, no fim do Milênio, atacar a cidade amada e o arraial dos santos? Que cidade é esta: Jerusalém terrena ou a celestial?
No fim dos mil anos a Terra estará cheia de habitantes, que tiveram o privilégio de viver uma era de prosperidade, justiça e paz, pois viveram num reino teocrático sob o governo justo do Messias. Estes, no entanto, terão que ser submetidos a prova, quando for solto o inimigo.
Os que aderirem ao maligno, participarão de um sítio contra a capital Jerusalém, mas serão consumidos pelo fogo vindo do céu (Ap 20:7-9 - Aqui cumpre-se II Ped 3:10). A cidade amada aqui mencionada não é a Jerusalém Celestial (esta só desce depois de vencidos todos os inimigos e a renovação total do planeta) e os rebeldes não são os ímpios ressuscitados pois estes só ressuscitam após a destruição TOTAL dos insurgentes. Apoc 20:11-15
7. Vencidos todos os inimigos, como será o planeta e o que ocorrerá de especial?
A terra estará totalmente nova quando já não existirem os inimigos. A morte é o último, pois tem que existir para dar fim aos demais (inclusive durante o milênio continuará a ter a possibilidade de se morrer). Uma vez extinta a morte, os participantes das nações que não se deixaram seduzir pelo inimigo e não atacaram a Jerusalém, automaticamente não morrem mais e passam para o reino eterno como homens, mas imortais. Serão exatamente como seria Adão, se não tivesse pecado e a Terra estará seguindo seu curso exatamente como o ETERNO planejou no princípio.
A Terra volta ao estado pleno de perfeição, com seus habitantes (homens e animais); tudo como era para ser se o pecado não tivesse interferido (Ap 20: 14; 21: 1-5, 24-26).
OBS: Aqui, continuará o princípio divino de "crescei e multipliqueis..." (Gen 1:28) pois foi assim que DEUS criou o homem e assim será - Tiago 1:17 pois DEUS não erra! Não errou na criação, não errará na consumação do pecado. Amém!