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Amizade na Bíblia

 

O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade. 
Provérbios 17:17

O homem honesto é cauteloso em suas amizades, mas o caminho dos ímpios os leva a perder-se. 
Provérbios 12:26

Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal. 
Provérbios 13:20

Não abandone o seu amigo nem o amigo de seu pai; quando for atingido pela adversidade não vá para a casa de seu irmão; melhor é o vizinho próximo do que o irmão distante. 
Provérbios 27:10

Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto. Quem fere por amor mostra lealdade, mas o inimigo multiplica beijos. 
Provérbios 27:5-6

Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês. 
João 15:15

Outros Versículos encontrados:

Não façam um tratado de amizade com eles enquanto vocês viverem. 
Deuteronômio 23:6

Depois dessa conversa de Davi com Saul, surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi que Jônatas tornou-se o seu melhor amigo. 
1 Samuel 18:1

E Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara o seu melhor amigo. 
1 Samuel 18:3

E Jônatas fez Davi reafirmar seu juramento de amizade, pois era seu amigo leal. 
1 Samuel 20:17

Como estou triste por você, Jônatas, meu irmão! Como eu lhe queria bem! Sua amizade era, para mim, mais preciosa que o amor das mulheres! 
2 Samuel 1:26

Seja o Senhor leal e fiel para com vocês. Também eu firmarei minha amizade com vocês, por terem feito essa boa ação. 
2 Samuel 2:6

Certa ocasião Davi perguntou: "Res­ta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar lealdade, por causa de minha amizade com Jônatas?" 
2 Samuel 9:1

"Não tenha medo", disse-lhe Davi, "pois é certo que eu o tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jônatas, seu pai. Vou devolver-lhe todas as terras que pertenciam a seu avô, Saul, e você comerá sempre à minha mesa." 
2 Samuel 9:7

Como tenho saudade dos dias do meu vigor, quando a amizade de Deus abençoava a minha casa, 
Jó 29:4

Em troca da minha amizade eles me acusam, mas eu permaneço em oração. 
Salmos 109:4

Retribuem-me o bem com o mal, e a minha amizade com ódio. 
Salmos 109:5

Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade. 
Provérbios 27:9

Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. 
Tiago 4:4

 

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HABITAÇÃO DOS FIÉIS
HABITAÇÃO DOS FIÉIS

OS JUSTOS MORARÃO NO CÉU?

"Os céus são os céus do Senhor; mas a terra deu-a, Ele, aos filhos dos homens. " (Salmos 115:16)

 

17 - Os Justos vão Realmente Morar no Céu?
 

INTRODUÇÃO DA LIÇÃO

A maior ansiedade dos religiosos, ou pelo menos da grande maioria, é um dia ser trasladado ao Céu, ondo ETERNO habita e tem Seu trono, e lá passar algum tempo ou mesmo a eternidade.

Seria isto possível? Haveria algum respaldo bíblico a sustentar esta teoria?

Muitos acham que sim, e valem-se de certas passagens bíblicas para se apoiarem. No entanto,. é mister que se examine tais textos com muito temor e cuidado. Não se toma um versículo isolado de seu contexto.

A interpretação correta das Escrituras é aquela em que os versículos harmonizam-se com a inspiração de todo o capítulo ou assunto tratado.

 

ATIVANDO NOSSA MEMÓRIA

De onde, na verdade, procede a idéia de morar por algum tempo ou eternamente no Céu, já que isto não vem dos santos apóstolos e profetas?

A história fala-nos dos homens, denominados filósofos, que criaram ou introduziram na religião romana papal, a idéia de se morar no Céu. O povo de Israel nunca creu nisto.

Bertrand Russel em "História da Filosofia Ocidental" diz: "O Deão Inge*, em seu valioso livro sobre Plotino, ressalta acertadamente, o que o cristianismo lhe deve. O platonismo diz ele é parte da estrutura vital da teologia cristã, com a qual nenhuma outra filosofia, ouso dizê-lo, poderia funcionar sem atritos. Há, diz, umaextrema impossibilidade de extirpar-se o platonismo do cristianismo, sem o que o cristianismo se faça em pedaços". Assinala que Santo Agostinho refere-se ao sistema de Platão como o "mais puro e brilhante de toda a filosofia".

*Santo Agostinho é tido como um dos maiores mestres da religião papal.

Recomendamos que se pesquise o assunto de morada no Céu e imortalidade da alma em obras que versem sobre as idéias dos antigos filósofos gregos.

Muitas surpresas advirão!

 

QUESTIONÁRIO

1. Qual era a esperança de Israel e dos apóstolos quanto à vinda do Messias?

Em nenhum momento os apóstolos e demais israelitas manifestaram crença em um reino ou morada no Céu com o Messias:

Lucas 1:67-75 - Uma libertação literal dos inimigos e uma era de paz.

Lucas 24:21 - Desapontados, pois esperavam já o reino messiânico.

Lucas 19: 11; João 6:14 - Achavam que o reino seria implantado imediatamente.

Atos 1:6-8 - o Messias declara a missão da Igreja, antes de estabelecer o Reino.

 

2. Podemos encontrar nas Escrituras, vestígios da intenção de morar ou alcançar o Céu?

A primeira intenção de que temos notícia, foi a dos seguidores de Ninrode, em Babei, na terra de Sinear (Região entre os rios Tigre e Eufrates mais tarde denominada Babilônia).

Eles elaboraram um projeto de edificar uma cidade com uma torre que tocasse os céus. o ETERNO não aprovou tal arrogância e confundiu-lhes as línguas, paralisando a obra (Gn 10:8-10; 11: 1-8).

Tal qual a idolatria e seu culto ao deus-­sol, a teoria de uma ida ao Céu, também tem suas raízes na Babilônia.

 

3. Que personagem planejava não só subir ao Céu, bem como lá estabelecer seu trono e tornar-se semelhante ao o ETERNO Altíssimo?

Satanás teve este plano e daí pode ter saído a inspiração para os pagãos inventarem uma recompensa totalmente estranha às promessas das Escrituras (Is 14: 13,14).

 

4. Que lugar, segundo as Escrituras, é destinado aos homens justos?

Os mansos herdarão a Terra e os ímpios dela serão desarraigados (Mt 5:5; SI 37:3, 9-11, 18-20, 22, 29, 34; 10: 16; 52:5; Pv 2:21,22; 10:30).

Na vinda de o Messias, os habitantes dentre os homens que sobreviverem à grande destruição, converter-se-ão e buscarão ao Senhor. As promessas a Abraão implicam num reino aqui na terra (Rm 4:13; Gn 12:1-3,7; 13:14-17) e é isto que os gentios convertidos, igualmente herdarão (Gl 3:29).

 

5. Afinal, o que vem a ser o Céu?

O Céu é o trono do ETERNO (At 7:49; ls 66: I; Sl 11:4; Hb 2:20). o Messias o confirma, proibindo o juramento (Mt 5:34,35) e revelando, inclusive, que Jerusalém terrena é a cidade do grande Rei. Vemos aí a arrogância dos homens!

 

6. Não disse o Messias em João 14:2,3 que, na Casa do Pai havia muitas moradas, e que os salvos seriam trasladados para lá?

Na verdade, o Messias disse que na Casa do Pai havia sim, muitas moradas e que Ele tinha que lá comparecer, mas não disse que iríamos para lá para recebê-las. Se nós entendemos que estas moradas referem-se à santa Jerusalém Celestial, convém examinar  Apocalipse 21:1-4.

Aqui constatamos que esta cidade vai descer do Céu depois do Milênio, depois que a Terra estiver totalmente renovada.

Notaremos, inclusive, que nela não há homens. Sim, depois que descer é que será a habitação do ETERNO com os homens.

João 14, na verdade, é uma continuação do capítulo 13, onde o Messias dialogava com os Seus discípulos sobre Sua separação deles. Este diálogo os entristeceu e o Messias alentava-os, instando-os a seguirem firmes; que não estariam órfãos e que Ele voltaria para estar novamente com eles.

Eles não sabiam sequer para onde o Messias ia. Como poderiam então ter uma crença de uma morada no Céu?

 

7. Como compreender as passagens, que parecem dizer que o Céu é o lar dos remidos?

Notem que todas as passagens que falam de uma cidade, pátria nos Céus, não dizem que vamos habitar lá. Esta cidade vem para cá. Lembre-se que o Céu é o trono do ETERNO. Reino dos céus está correto e é diferente de Reinonos céus.

Repetimos: a Nova Jerusalém só vai abrir suas portas e ser habitada pelos homens, depois do Milênio, quando ela vier para a Terra e o Messias entregar o planeta totalmente purificado ao Pai (I Co 15: 24-28; Ap 21:1).

OBS: Esta expressão "o Reino dos Céus" só é encontrada no livro de Mateus (cerca de 32 vezes) e jamais ele cita: Reino nos Céus...