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Amizade na Bíblia

 

O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade. 
Provérbios 17:17

O homem honesto é cauteloso em suas amizades, mas o caminho dos ímpios os leva a perder-se. 
Provérbios 12:26

Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal. 
Provérbios 13:20

Não abandone o seu amigo nem o amigo de seu pai; quando for atingido pela adversidade não vá para a casa de seu irmão; melhor é o vizinho próximo do que o irmão distante. 
Provérbios 27:10

Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto. Quem fere por amor mostra lealdade, mas o inimigo multiplica beijos. 
Provérbios 27:5-6

Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês. 
João 15:15

Outros Versículos encontrados:

Não façam um tratado de amizade com eles enquanto vocês viverem. 
Deuteronômio 23:6

Depois dessa conversa de Davi com Saul, surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi que Jônatas tornou-se o seu melhor amigo. 
1 Samuel 18:1

E Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara o seu melhor amigo. 
1 Samuel 18:3

E Jônatas fez Davi reafirmar seu juramento de amizade, pois era seu amigo leal. 
1 Samuel 20:17

Como estou triste por você, Jônatas, meu irmão! Como eu lhe queria bem! Sua amizade era, para mim, mais preciosa que o amor das mulheres! 
2 Samuel 1:26

Seja o Senhor leal e fiel para com vocês. Também eu firmarei minha amizade com vocês, por terem feito essa boa ação. 
2 Samuel 2:6

Certa ocasião Davi perguntou: "Res­ta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar lealdade, por causa de minha amizade com Jônatas?" 
2 Samuel 9:1

"Não tenha medo", disse-lhe Davi, "pois é certo que eu o tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jônatas, seu pai. Vou devolver-lhe todas as terras que pertenciam a seu avô, Saul, e você comerá sempre à minha mesa." 
2 Samuel 9:7

Como tenho saudade dos dias do meu vigor, quando a amizade de Deus abençoava a minha casa, 
Jó 29:4

Em troca da minha amizade eles me acusam, mas eu permaneço em oração. 
Salmos 109:4

Retribuem-me o bem com o mal, e a minha amizade com ódio. 
Salmos 109:5

Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade. 
Provérbios 27:9

Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. 
Tiago 4:4

 

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O TRIGO E O JOIO
O TRIGO E O JOIO

O TRIGO E O JOIO

"A tua justiça é como os montes do ETERNO, os teus juízos são como o abismo profundo. Tu, Senhor, preservas os homens e os animais." (Salmo 36:6)

 11 - A Parábola do Trigo e do Joio

 

INTRODUÇÃO DA LIÇÃO

Ao criar nosso planeta, o plano original do ETERNO determinava que este fosse habitado por homens que O servissem.

Os animais vieram para complementar a alegria dos homens e viverem em plena harmonia. A rebelião de lúcifer veio a transtornar, ainda que transitoriamente, a paz aqui reinante.

Como tudo tem um tempo, nestes seis mil anos de história o efeito do pecado tem trazido muito sofrimento a todos os habitantes da Terra, mas em breve tudo estará em seus devidos lugares e funcionando exatamente conforme o projeto original de nosso sábio Criador.

Nada irá alterar a vontade do ETERNO e o mal ficará para trás.

 

QUESTIONÁRIO

 

1. De acordo com a exposição de o Messias, na parábola, para que tipo de semente foi preparado o campo e que aconteceu quando esta cresceu e frutificou?

O campo foi trabalhado para receber o trigo e não o joio, todavia este apareceu mais tarde (Mt 13:24-26).

 

2. Como reagiram os servos do Pai de família, diante do surgimento do joio e quem semeou esta má semente?

Os servos do Pai de família, ao constatarem o joio no meio do trigo, quiseram arrancá-lo, todavia foram aconselhados, para não prejudicar o trigo, a aguardar o tempo da colheita (Mt 13:30).

 

3. De acordo com a orientação do Senhor, como se processará a colheita fina)?

Os ceifeiros devem colher primeiro o joio, atá-lo em molhos para o queimar e depois sim, ajuntar o trigo no celeiro (Mt 13:30).

 

4. Qual é a real interpretação da parábola? Que definições você conhece e por que muitos não conseguem entendê-la?

O entendimento da Palavra do ETERNO é reservado aos que verdadeiramente são sinceros. Não está ao alcance de todos (Mt 13:11-15; Pv 2:6,7). A razão dos religiosos não darem a verdadeira explicação é porque eles não a aceitam como é, e assim ficam sem chance da revelação do Espírito.

Esta parábola é mui profunda em seus objetivos e responde a muitas de nossas indagações, revelando os planos do ETERNO para o planeta e à humanidade:

 

a) Vs. 24 e 37: A pessoa que semeou a boa semente é o Filho do homem, ou seja, o Messias. Ele é a Palavra, o verbo. (Jo 1:1,3,10; Sl 33:6; Cl 1:16; Hb 1:2; 11:3)

 

b) Vs. 25-28, 38, 39: O campo: É o mundo, a Terra. Os homens dormiram:

Houve um tempo em que Lúcifer tratou de promover sua rebelião e conseguiu seduzir uma parte dos anjos.

Aqui na Terra o homem não vigiou e pecou, desobedecendo a ordem divina (Gn 3:1-6).

A boa semente, o trigo: representa os filhos do reino, os justos. O joio: Os filhos do maligno, os ímpios. O inimigo que semeou o joio: E o diabo que, fazendo o homem pecar, deu origem aos pecadores e ímpios (Rm 5:12).

o ETERNO providenciou a salvação, todavia, nem todos a receberam. O Pai de família: o ETERNO. Os servos do Pai de família, que quiseram arrancar o joio: os anjos do ETERNO.

 

c) Vs. 29,30,40-43: Ceifa. tempo para arrancar o joio: o ETERNO não permitiu que os anjos arrancassem os ímpios da face da Terra, pois poderiam prejudicar aos filhos do reino com tal destruição, e ademais, o campo não estava pronto para a colheita. Ficou claro que a Terra não é o lugar de habitação dos ímpios. A ceifa deve se dar no fim do mundo.

Os ceifeiros: são os anjos que serão enviados por o Messias (Mt 24:31; 13:41,49, 50) para arrancar o joio do campo, isto é, para destruir os ímpios, queimando­os no fogo do Armagedom.

campo é o reino de Cristo: Com a colheita do joio (destruição dos ímpios) a terra estará limpa . Os poucos sobreviventes dentre as nações e os judeus remanescentes, servirão ao Senhor e darão continuidade à espécie humana e aos povos.

Isto prova definitivamente que aqui é o Reino de Cristo e que, portanto, aqui está o Seu trono.

 

5. Na vinda de o Messias, os anjos virão na frente para uma dupla missão:

Separar e destruir os ímpios (tirando-os do Seu Reino) e ajuntar o trigo (os filhos do reino) no celeiro. Em que ordem se darão estes eventos?

Diferentemente do que se tem pregado, os santos não serão removidos da Terra, mas estarão divinamente protegidos e verão a destruição dos ímpios. Na sequência, ou durante a destruição, aí sim, se dará o arrebatamento, quando os santos serão reunidos nas nuvens para recepcionar o Senhor que vem estabelecer o Seu Reino terreal.

Numa grande lavoura, o celeiro não fica longe da plantação, mas num lugar dentro da propriedade. Os santos, reunidos nos ares, não irão para o Céu; descerão com Cristo, na Palestina, para a entronização e o reino do Messias e permanecerão na Terra.

 

6. que conclusão chegamos com a explicação da parábola?

A Terra é o Reino de o Messias e está ocupada pelos filhos do reino (os santos) e os filhos do maligno (os ímpios).

Os anjos, ao virem o estrago causado pelo pecado, quiseram vir e destruir os ímpios, mas o ETERNO mandou que esperassem o tempo da colheita, ou seja, a consumação dos séculos. A terra, portanto, é o lar dos santos e não o lugar dos ímpios .

Estes serão desarraigados (Pv 2:21,22; Sl 11 :6). Os justos não serão removidos do planeta. Os anjos, como águias, consumirão a todos os causadores de escândalo e de iniquidade que estão atualmente contaminando o Reino.

Finalmente, os reinos serão entregues ao Messias e Ele ocupará Seu trono.

A Terra e a obra da criação do ETERNO seguirão, conforme os Seus planos.

Respondeu-lhes ele: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. Mateus 15:13