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Amizade na Bíblia

 

O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade. 
Provérbios 17:17

O homem honesto é cauteloso em suas amizades, mas o caminho dos ímpios os leva a perder-se. 
Provérbios 12:26

Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal. 
Provérbios 13:20

Não abandone o seu amigo nem o amigo de seu pai; quando for atingido pela adversidade não vá para a casa de seu irmão; melhor é o vizinho próximo do que o irmão distante. 
Provérbios 27:10

Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto. Quem fere por amor mostra lealdade, mas o inimigo multiplica beijos. 
Provérbios 27:5-6

Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês. 
João 15:15

Outros Versículos encontrados:

Não façam um tratado de amizade com eles enquanto vocês viverem. 
Deuteronômio 23:6

Depois dessa conversa de Davi com Saul, surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi que Jônatas tornou-se o seu melhor amigo. 
1 Samuel 18:1

E Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara o seu melhor amigo. 
1 Samuel 18:3

E Jônatas fez Davi reafirmar seu juramento de amizade, pois era seu amigo leal. 
1 Samuel 20:17

Como estou triste por você, Jônatas, meu irmão! Como eu lhe queria bem! Sua amizade era, para mim, mais preciosa que o amor das mulheres! 
2 Samuel 1:26

Seja o Senhor leal e fiel para com vocês. Também eu firmarei minha amizade com vocês, por terem feito essa boa ação. 
2 Samuel 2:6

Certa ocasião Davi perguntou: "Res­ta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar lealdade, por causa de minha amizade com Jônatas?" 
2 Samuel 9:1

"Não tenha medo", disse-lhe Davi, "pois é certo que eu o tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jônatas, seu pai. Vou devolver-lhe todas as terras que pertenciam a seu avô, Saul, e você comerá sempre à minha mesa." 
2 Samuel 9:7

Como tenho saudade dos dias do meu vigor, quando a amizade de Deus abençoava a minha casa, 
Jó 29:4

Em troca da minha amizade eles me acusam, mas eu permaneço em oração. 
Salmos 109:4

Retribuem-me o bem com o mal, e a minha amizade com ódio. 
Salmos 109:5

Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade. 
Provérbios 27:9

Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. 
Tiago 4:4

 

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REDENÇÃO COMPLETA NA CRUZ
REDENÇÃO COMPLETA NA CRUZ

REDENÇÃO COMPLETA

"E não  por meio de sangue de bodes e bezerros, mas pelo Seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, havendo obtido uma eterna redenção." (Hb 9:12)

 

 Redenção Completa na Cruz
 

INTRODUÇÃO DA LIÇÃO

Você já ouviu alguém confessar que o Messias não completou na cruz a obra de salvação? Os adventistas, por meio dos escritos de sua profetisa Ellen White, dizem que o Messias fez na cruz, apenas parte da obra da redenção do pecador.

Afirmam que Ele ficou, desde Sua ascensão até 1844, num suposto primeiro compartimento do santuário celestial, quando então se transferiu para o Santo dos Santos, para iniciar uma obra denominada "Juízo lnvestigativo", que, na verdade, seria a purificação daquele santuário. Assim, fica claro que não crêem ter sido concluída na cruz a obra de perdão de pecados e redenção do pecador.

 

QUESTIONÁRIO

1. Segundo as Escrituras, o Messias deixou ainda alguma coisa por fazer, concernente a purificação de nossos pecados?

o Messias realizou um único e definitivo sacrifício. Com Sua morte expiou imediata e totalmente, os pecados dos crentes (Hb 7:27; 9: 11,12,28; 10: 10,12). Paulo disse " ... Em quem temos a redenção ... ", Ele não falou no futuro e sim no presente! (Ef 1:7; Cl 1:14).

 

2. Quando o crente efetivamente é purificado e tem seus pecados cancelados?

Preenchidas as condições de arrependimento, no batismo em nome do Senhor o Messias, para remissão de pecados (At 2:38; 22:16). Neste momento seus pecados são cancelados (At 3:19).

 

3. Após este processo, os pecados do crente ainda ficam, em memória diante do ETERNO, até um tempo determinado?

Hb 8:12; 10:3, 18, 18: "Ora,havendo remissão destes, não há mais oferta pelo pecado " e " ... jamais me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades. "

Segundo a profetisa White, "O ministério do sacerdote. durante o ano todo. no primeiro compartimento do santuário. para dentro do véu que formava a porta e separava o lugar Santo do pátio externo, representa o ministério em que Cristo entrou, ao ascender ao Céu. Era a obra do sacerdote no ministério diário, a fim de apresentar perante o ETERNO o sangue da oferta pelo pecado. bem como o incenso que ascendia com as orações de Israel.

Assim pleiteava Cristo com Seu sangue, perante o Pai, em favor dos pecadores, apresentando também, com o precioso aroma de Sua justiça, as orações dos crentes arrependidos. Esta era a obra ministerial no primeiro compartimento do santuário celeste. (...) O sangue de Cristo, oferecido em favor dos crentes arrependidos, assegurava-lhes perdão e aceitação perante Pai; contudo ainda permaneciam seus pecados nos livros de registro... “ O Grande Conflito, pág 420

"Assim Cristo apenas completara uma parte de Sua obra como nosso intercessor perante Pai  em favor dos pecadores." O Grande Conflito, pág 428

Ora, se o crente é remido mediante o batismo e o ETERNO não se lembra mais de seus pecados, como explicar que Cristo seguiu oferecendo Seu sangue e que um juízo investigativo segue no Céu desde 1844, relembrando os pecados?

Definitivamente, Cristo não seguiu fazendo ofertas pelo pecado por 1813 anos, pois na cruz, ofereceu num único e suficiente sacrifício, o Seu sangue.

Se, continuou havendo oferta pelo pecado até 1844 e depois se abriram livros, para se examinar obras, o ETERNO não se esqueceu dos pecados dos arrependidos.

"E não por meio de sangue de bodes e bezerros. mas pelo Seu próprio sangue,  entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, havendo obtido uma eterna redenção." (Hb 9: 12). Nada ficou para depois!

 

4. A partir de quando todo o povo santo passou a ter acesso diretamente a o ETERNO? Até quando o caminho ao Pai estava fechado?

Quando o Messias morreu, o véu que fazia separação entre o Santo Lugar e o Santíssimo, no Templo, rasgou-se em dois, de alto a baixo (Mt 27:50, 51). Isto significa que a partir de então estava aberto o caminho (Hb 9:8) e todo o crente tem acesso ao Pai, por meio de nosso Sumo-Sacerdote, o Messias (Hb 6: 19, 20; 10: 19, 20). Embora os judeus seguissem com os serviços, estava findo o sistema araônico e agora o Messias penetrara, por nós, além do véu, no Santo dos Santos, onde, assentado à destra do ETERNO, por nós intercede (Hb 4: 14-16).

Com Sua morte e ascensão o Messias já entrou imediatamente no Santo dos Santos, no Céu. Não ficou num Santo Lugar, intermediário, até 1844.

 

5. Segundo as Escrituras, onde o Messias entrou e encontra-se após Sua ascensão?

o Messias ficou à destra do Pai (Hb 9:24; 10: 12; At 7:54, 55).

É absurda e contraditória a filosofia de White, ao querer que o Messias tenha entrado apenas num suposto primeiro compartimento do Céu e que o véu seja o primeiro, que separava o pátio externo do Santo Lugar: "Oministério do sacerdote, durante o ano todo, no primeiro compartimento do santuário, para dentro do véu que formava a porta e separava o lugar Santo do pátio externo, representa o ministério em que Cristo entrou, ao ascender ao céu. Era a obra do sacerdote no ministério diário, afim de apresentar perante o ETERNO o sangue da oferta pelo pecado ..O Grande Conflito, pág 420