Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
10




Partilhe esta Página



Amizade na Bíblia

 

O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade. 
Provérbios 17:17

O homem honesto é cauteloso em suas amizades, mas o caminho dos ímpios os leva a perder-se. 
Provérbios 12:26

Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal. 
Provérbios 13:20

Não abandone o seu amigo nem o amigo de seu pai; quando for atingido pela adversidade não vá para a casa de seu irmão; melhor é o vizinho próximo do que o irmão distante. 
Provérbios 27:10

Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto. Quem fere por amor mostra lealdade, mas o inimigo multiplica beijos. 
Provérbios 27:5-6

Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês. 
João 15:15

Outros Versículos encontrados:

Não façam um tratado de amizade com eles enquanto vocês viverem. 
Deuteronômio 23:6

Depois dessa conversa de Davi com Saul, surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi que Jônatas tornou-se o seu melhor amigo. 
1 Samuel 18:1

E Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara o seu melhor amigo. 
1 Samuel 18:3

E Jônatas fez Davi reafirmar seu juramento de amizade, pois era seu amigo leal. 
1 Samuel 20:17

Como estou triste por você, Jônatas, meu irmão! Como eu lhe queria bem! Sua amizade era, para mim, mais preciosa que o amor das mulheres! 
2 Samuel 1:26

Seja o Senhor leal e fiel para com vocês. Também eu firmarei minha amizade com vocês, por terem feito essa boa ação. 
2 Samuel 2:6

Certa ocasião Davi perguntou: "Res­ta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar lealdade, por causa de minha amizade com Jônatas?" 
2 Samuel 9:1

"Não tenha medo", disse-lhe Davi, "pois é certo que eu o tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jônatas, seu pai. Vou devolver-lhe todas as terras que pertenciam a seu avô, Saul, e você comerá sempre à minha mesa." 
2 Samuel 9:7

Como tenho saudade dos dias do meu vigor, quando a amizade de Deus abençoava a minha casa, 
Jó 29:4

Em troca da minha amizade eles me acusam, mas eu permaneço em oração. 
Salmos 109:4

Retribuem-me o bem com o mal, e a minha amizade com ódio. 
Salmos 109:5

Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade. 
Provérbios 27:9

Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. 
Tiago 4:4

 

MUSICA

VIDEOS MUSICAIS

 

 

OS 144.000
OS 144.000

OS 144.000...

"Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois é poder do ETERNO para salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, e também do grego." (Ro 1:16).

 

15 - Os 144 Mil e a Grande Multidão
 

INTRODUÇÃO DA LIÇÃO

Vimos no estudo anterior que, a princípio, a salvação foi pregada com exclusividade ao povo judeu. (Jo 1:31; Mt 15:24; 10:5, 6) e mesmo após a morte do Messias, o evangelho segui por mais três anos e meio sendo pregado aos judeus, completando assim as 70 semanas... Depois disto, abriu-se espaço aos gentios.

Na verdade, a este povo foi dado o privilégio de representar a o ETERNO e Seu reino e levar a luz, o conhecimento da verdade a todas as nações. Israel falhou e o Senhor passou a outro povo esta missão, até um tempo determinado. (Ro 11:25)

Quanto aos 144 mil, algumas correntes religiosas afirmam que este número de escolhidos também envolve os gentios convertidos; outras dizem que o período de assinalamento ainda é futuro. Qual é a verdade a respeito?

 

QUESTIONÁRIO

1. Como tem sido definido os 144 mil, pelos dispensacionalistas e pelos defensores da Torre de Vigia?

Acreditando que o anticristo assumirá o comando do governo do planeta, após um suposto rapto secreto da Igreja e a retirada do Espírito Santo, os dispensacionalistas afirmam que se levantarão os 144 mil, dentre os israelitas naturais e que estes se tornarão poderosos pregadores e haverá um trabalho de evangelismo como nunca houve antes.

Já a Torre de Vigia, defende que os 144 mil,  pequeno rebanho ou congregação-igreja do ETERNO, é uma classe de pessoas cujo assinalamento começou no Pentecostes, mas que ainda hoje existem alguns lugares disponíveis. Parte desta elite já está no Céu, de onde, governa os súditos, a grande multidão, que ficou na Terra.

Ensina que a vinda ou presença de o Messias já é real desde 1914, época em que começou a reinar desde os céus quando teria ocorrido a ressurreição espiritual ou celestial dos 144 mil selados. Os que vão morrendo, ressuscitam espiritualmente e vão imediatamente ao Céu, juntar-se aos demais. (Estudo Perspicaz das Escrituras, vol 3, Págs. 432,433).

 

2. Biblicamente, qual era a situação do povo gentio, em relação a o ETERNO e Seu povo, Israel?

Os gentios estavam separados do povo do ETERNO (Ef 2:11-14). Eram considerados imundos e não havia um bom relacionamento com os judeus (At 10: 28; 11: 3,18; Jo 18: 28; Mt 8: 8,10).

De Israel era tudo: os oráculos divinos (as Escrituras), o culto, os concertos, a lei, as promessas e o próprio Cristo (Rm 3:1; 9:2-5).

 

3. Que promessas tinham os gentios e desde quando cresceu sua participação entre o povo do ETERNO?

o ETERNO queria que os homens das nações servissem-No e recebessem, igualmente, as promessas de Israel (Is 55:3­5; 56:3, 6,7).

Sua participação, nos dias do AT, era muito modesta e limitava-se aos poucos prosélitos incorporados a israel.

O judaísmo, nos dias de o Messias estava decadente; falhou em sua missão sacerdotal, fazendo-se mister uma reorganização.

o Messias, com Sua morte, estabeleceu um Novo Pacto e reergueu o Tabernáculo de Davi, abrindo espaço aos gentios (At 15:7,14-17; Am 9:11,12; Rm 9:25; Jo 10:16). Ao mostrarem-se hostis ao Messias e Sua mensagem, os judeus estavam rejeitando a Pedra Angular; abriram mão de sua exclusividade como arautos da mensagem do ETERNO, passando o sacerdócio a outro povo (Mt 21:40-43; I Pe 2:7-10; At 13:46).

 

4. A quem, primeiramente, foi dirigida a pregação do Evangelho?

Era mister, conforme já estudamos, que o pacto fosse feito com o povo de Daniel. A mensagem do Messias, realmente foi anunciada a Israel (Mt 10:5, 6; 15:22-28; Lc 24:47; At 3:26; Rm 1:16 e 2:9, 10) e os que aceitaram a fé iam multiplicando-se (At 2:41, 47; 4:4; 5:4; 6:1,7; 9:31). O número de 144 mil israelitas teria que ser alcançado, antes do ingresso da grande multidão. Cornélio marcou o início da grande multidão na Igreja.


EXPLICANDO:

a) Existem contrastes entre os dois grupos (Ap 7:1-15; 14:1-5). Isto é bom, pois não admite confusão ou mistura de seus participantes.

b) Os 144 mil representam um número limitado de israelitas naturais; a grande multidão é incontável e é formada por pessoas de todas as nações da Terra.

c) Os 144 mil foram recrutados em um tempo de paz (os quatro ventos estavam retidos, pelos quatro anjos - Ap 7:1-3; At 9:31). A grande multidão, não.Esta tem formado-se em todos os tempos; de paz ou de guerra.

d) Os 144 mil são primícias, ou seja, primeiros frutos. São formados dos primeiros israelitas convertidos (judeus que tornaram-se cristãos), na era apostólica (Ap 14:4).Não é possível considerar-se primícias, os crentes de nossos dias.

e) Os 144 mil não se contaminaram com mulheres; são virgens (Ap 14:4), isto é, nunca fizeram parte de organizações religiosas, fora do judaísmo.Mulher, na Escritura, pode significar religião ou Igreja; verdadeira ou falsa (II Co 11:2; Ap 12:1,2,6; 17:1-6). Os gentios, mesmo convertidos, vieram de religiões pagãs, eram contaminados e não se ajustam aos requisitos do 144 mil.

OBS: Na ressurreição dos salvos, virão os 144 mil juntamente com a grande multidão para recepcionarem os salvos vivos logo após o toque da Sétima trombeta!

 

5. Por que não se pode colocar gentios convertidos entre os cento e quarenta e quatro mil ou confundi-los com os israelitas espirituais?

Dizer que os 144 mil são israelitas espirituais (gentios convertidos) é o mesmo que destruir as muitas diferenças que os caracterizam como dois grupos distintos (Ap 7:4, 9).

OBS: Principalmente o fato de os demais terem origens em diversas religiões advinda do paganismo (a trindade - pagã - é a principal característica destas denominações que se dizem cristãs - Is 4:1).        

Todas as vezes que aparecem gentios e judeus , lado  a lado, temos que entender literalmente, ou seja, judeu e gentio naturais. Veja estas passagens, que judeu é judeu e gentio, é gentio. (At 13:45, 46; Rom 1:16; 2:9; Gl 3:28).

OBS: Estes 144 mil serão os reinos e Sacerdotes (Ap 5:10; 20:6) que pregarão o evangelho, durante o reinado Messiânico terreal, até que venha o fim (Mt 24:14), após o  milênio (Is 66:19, 21).